studying

8 maneiras de melhorares o teu estudo

Come frequentemente mas em pequenas quantidades

Evita comer muito antes de estudares. Demasiada comida vai colocar o teu corpo em modo “hibernação”. Mas também não deves passar fome, por isso refeições pequenas são o aconselhável.

Estudas quando estás mais desperto

Estuda de acordo com o teu relógio biológico. Estás mais ativo durante a manhã ou durante a noite? Agenda os teus materiais mais difíceis para quando estás mentalmente no teu melhor – em termos de concentração e motivação – e os mais fáceis para as outras alturas. Vais ver que o rendimento do teu estudo vai ser muito melhor.

Bebe água frequentemente

Deves ir bebendo água durante a tua sessão de estudo, especialmente quando te sentes mais esgotado. A cafeína pode ajudar a manteres-te acordado, mas também pode aumentar a tua ansiedade – usa-a com moderação.

Não fiques demasiado confortável na tua cadeira

Escolhe uma cadeira que suporte as tuas costas. Ela deve ser confortável, mas não demasiado. Se o teu corpo estiver confortável, a tua energia é canalizada para onde interessa – o teu cérebro. Se estiveres demasiado confortável e não tiveres respeitado a 1ª regra (comido demasiado) então o mais provável é adormeceres.

Limpa da tua secretária tudo o que não interessa

A tua secretária só deve ter tudo aquilo de que necessitas para o estudo e nada mais. Tudo o que estiver lá a mais vai servir para te distrair ou para te tornar mais ansioso (objetos que te façam lembrar outros compromissos). “Mesa arrumada é mente arrumada.”

Faz uma pausa a cada hora

Tal como já referimos noutros artigos, é importante fazeres pausas quando te sentes cansado ou quando a tua concentração está a desvanecer-se. Pausas regulares ajudam-te a recarregar energias e a recuperar a concentração. Gere o tempo de trabalho versus tempo de pausa à tua maneira.

Exercita-te durante as pausas

Quando estás sentado durante muito tempo, a gravidade puxa o teu sangue para as partes inferiores do teu corpo e as tuas articulações e músculos ficam entorpecidos. Quando fazes uma pausa, faz algumas respirações profundas para enviares mais oxigénio para o teu cérebro, anda um pouco pela divisão ou faz alongamentos. Assim vais aliviar a tensão no teu corpo e ativar a circulação.

Estuda à mesma hora, no mesmo sítio

Tenta estudar sempre no mesmo sítio e se possível às mesmas horas. Desta forma não só crias uma rotina como vai fazer o teu cérebro associar determinado lugar ou hora ao estudo. Assim quando te sentares o teu cérebro já sabe o que vai fazer e já se preparou. Não subestimes o poder da psicologia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>