Exercício mental

Aprende o que quiseres em 4 passos

Aprender algo novo é tão simples como descobrir como se faz e praticar, silenciosa e persistentemente, até sair bem. Diz-se que o cérebro é como um músculo. Como tal pode ser treinado e fortalecido através de estímulos regulares.

Exercício mentalTanta gente há que se inscreve no ginásio no início do ano com o desejo de tonificar o corpo. De
pois apercebem-se que isso envolve dúzias de flexões e abdominais, vezes e vezes sem conta. O esforço necessário e a falta de resultados imediatos cria desmotivação e muitos fartam-se e desistem. Precipitaram-se.

Aprender algo novo é como o desporto. Vai requerer esforço da tua parte, motivação e principalmente persistência. É um investimento a longo prazo, por isso não esperes resultados rápidos. Aqui ficam 4 dicas para aprenderes o que quiseres:

1) Procura o conhecimento

Hoje em dia não há desculpa para não encontrar a informação que pretendemos. Wikis, fóruns, Q&A sites, até mesmo sites pessoais, todos com informação preciosa e gratuita sobre praticamente tudo. Se podes pagar então podes optar por livros ou ainda frequentar um curso prático ou comprar um online (recomendo Lynda.com pela sua variedade e qualidade).

2) “Seja responsável, aprenda com moderação”

Lá porque podes aprender tudo não quer dizer que o devas fazer. Não percas tempo a aprender algo que não te vai ser útil. Se precisas de resolver um problema específico então aprende apenas o suficiente para resolver o problema, não explores o assunto a fundo (a menos que te interesse e que prevejas alguma utilidade).

3) Arranja tempo para praticar regulamente

É aqui que te vais esforçar e gastar as tuas energias. Pratica aquilo que leste ou aprende praticando! Até vais sentir as tuas conexões cerebrais a crescerem! Dependendo do tempo que tens disponível e do quanto te queres empenhar, algo entre uma hora por dia ou duas horas por semana deve chegar. Podes achar difícil manteres-te motivado, por isso vais adorar a próxima dica…

4) Cria um projeto!

Simples e eficaz, a melhor maneira de aprenderes algo novo é tornar essa experiência num projeto empolgante. Os especialistas concordam que é mais fácil aprendermos quando temos um motivo, um objetivo que queremos muito atingir. Por exemplo, eu queria aprender a fazer páginas web usando HTML por isso decidi criar uma página pessoal para expor as minhas fotos. Resultado: aprendi HTML e ainda fiquei com as minhas fotos expostas numa página espetacular.

Uma última nota, sê eficaz. Demasiadas vezes alguém (diz que) quer aprender a fazer documentários e vai à loja comprar um enorme livro para principiantes sobre como fazer documentários. O que na realidade ele devia fazer era arranjar uma câmara e começar a filmar e a experimentar. Aprende-se sempre melhor ao fazer.

Um especialista é uma pessoa que já vez todos os erros possíveis na sua área de especialidade. - Niels Bohr

…e ninguém comete erros a ler um livro.

Fonte: http://adamwestbrook.wordpress.com/2012/02/06/you-can-learn-anything-and-why-you-should-entrepreneurial-journalism-adam-westbrook/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>