StudyHard

Dicas para um exame de sucesso

Antes do exame

It’s the night before a big exam, and suddenly you’ve realized that those equations won’t solve themselves.

É isto que acontece a vários alunos na faculdade. Não estudam o suficiente durante o semestre e na época de deparam-se com muito pouco tempo para estudar as matérias que foram lecionadas ao longo de um semestre.

É importante ter atenção a quatro tópicos:

  • Quanto tempo resta para estudar?

É essencial avaliarmos o tempo que temos disponível para estudar, e quanto tempo vai ser atribuído a cada cadeira. Algumas cadeiras precisarão de mais horas de estudo do que outras. Não nos podemos esquecer que é impossível estudar muito tempo seguido com o mesmo nível de concentração. É importante fazer pausas regulares.

  • Onde estudar?

Muitas pessoas conseguem estudar num ambiente ruidoso. Na minha opinião um sítio calmo é o ideal. Podem escolher, por exemplo, entre uma biblioteca ou mesmo a própria casa, mas nunca perto de elementos que possam desviar a atenção (TV). O PC deve ser utilizado quando as matérias estão em formato digital (e não para ter o Facebook aberto).

  • Que elementos de estudo usar?

Para mim os slides das aulas teóricas e os exercícios realizados nas aulas práticas são fundamentais. Para tirar alguma dúvida recorro ao livro da cadeira, ou mais rapidamente à Internet (Wiki, fóruns, etc.).

Exames de anos anteriores são usualmente distribuídos pelos professores do ano corrente, mas se isto não acontecer, pode-se sempre ir às páginas de anos anteriores para os consultar.


Dia do exame

Existem vários tipos de questões nos exames. Temos as de escolha múltipla, Verdadeiro/Falso, resposta curta e de programação. Também existem os exames chamados de Open Books.

Escolha múltipla

  • Ler atentamente a pergunta e as escolhas possíveis é essencial.
  • Eliminar as respostas que temos a certeza que estão incorretas.
  • Antes de fazer a escolha final, reler todas as opções.
  • O primeiro instinto geralmente é o correto (a menos que tenhamos interpretado mal a pergunta).
  • Se se estiver a gastar muito tempo na mesma pergunta, é melhor passar à frente e depois volta-se a esta.
  • Se não existe desconto por respostas erradas (muito pouco provável), começar a fazer suposições.

Verdadeiro/Falso

  • É importante lembrar que se alguma parte da resposta é falsa, toda a resposta é considerada falsa.
  • Palavras como “nunca” e “sempre” significam que a resposta tem que ser verdadeira em todas as situações.
  • Palavras como “usualmente”, “por vezes” e “geralmente” significam que a resposta é verdadeira ou falsa consoante as situações.

Resposta curta

  • Usar respostas simples e frases concisas.
  • Se não nos lembramos da resposta, tentar fazer uma educated guess. Uma resposta parcialmente correta tem mais pontos que uma resposta em branco.

Programação

Em exames de cadeiras de programação, onde por vezes existem projetos para realizar durante o semestre, é usual existir uma pergunta de programação sobre esse mesmo projeto. O que é pedido nessa questão é um incremento da funcionalidade desse projeto, ou algo muito semelhante do que foi feito nesse trabalho. Quem participou no projeto, e fez uma revisão do que foi feito antes do exame não vai ter grandes problemas em responder a esta pergunta.

Com consulta

Com este tipo de exames, é possível levarmos o material que quisermos para o exame. Livros, apontamentos, slides…

Embora pareça que o trabalho fica muito mais fácil, se não nos prepararmos antes, não saberemos onde procurar as matérias, e levaremos muito tempo a encontrá-las. Separar a matéria por tabs é uma boa solução para economizar tempo, para conseguirmos encontrar a resposta no meio de tanta informação.

Fontes:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>