Calendário

Gere o teu tempo com um calendário

Entraste para a faculdade e pensas que vai ser igual à secundária? Pois enganas-te! Aqui tens que trabalhar ao longo do semestre, fazer projetos e estudar… muito! Aqui vão algumas dicas para te ajudar a gerir o tempo que terás disponível, não só para estudar, mas também para desanuviar a cabeça.

Calendário

1. Arranja um calendário

Podes usar um calendário em papel, no telemóvel, no Gmail. Não importa em que formato, importa que o arranjes! Marca nele todos os testes e entregas de projeto. Também deves ter atenção que não vais conseguir estudar de forma contínua durante um dia inteiro. Deves ter também em conta o tempo para descansares.

2. Não enchas o teu calendário

Existem coisas que não podes prever, como um atraso, um acidente ou um convite inesperado. É essencial que aloques algum tempo para o caso de algum destes imprevistos acontecerem, para assim ser fácil conseguires realocar o tempo “perdido”.

3. Planeamento adiantado

Se tens um projeto para entregar na última semana do semestre e pensas que vais precisar de 2 semanas para fazer é bom andar para trás no calendário, desde o dia em que o tens que o entregar, e ir alocando o tempo que tens disponível. Se conseguires aloca mais 2/3 dias do que achas necessário pois nunca conseguirás ter uma previsão exata do tempo que vais gastar.

4. Interrupções

As interrupções são as grandes causadoras do não cumprimento de planos. Distinguir momentos de trabalho de e momentos de lazer é essencial. Se um colega te interrompe para te mostrar algo no YouTube, Facebook, etc., diz-lhe para esperar um pouco e que vês o que ele te queria mostrar quando fizeres a tua pausa.

5. Pausas

Enquanto estás a trabalhar (por exemplo a estudar ou a fazer um projeto) deves estar concentrado nessa tarefa e evitar ao máximo aquelas “pequenas” pausas para ir ao Facebook, 9GAG ou ao e-mail. Faz pausas de 5-15 minutos depois de 1h de estudo. O cérebro humano não consegue “absorver” muita informação seguida, por isso é importante dares-lhe o merecido descanso.

 

Fontes:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>