Employee-Of-The-Month

Qualidades de um empregado excecional

É sabido que o Instituto Superior Técnico é considerado a melhor faculdade de engenharia de Portugal. Mas nem só as skills que são aqui ensinadas serão importantes para a tua vida futura, para a tua carreira. Os bons empregados não se satisfazem por ter o seu trabalho pronto, mas sim, ter o trabalho pronto, a tempo e horas, e com uma qualidade acima da média. Os bons empregados são pró-ativos, lideres e de confiança. Seguem-se algumas dicas para te tornares num empregado excecional:

1. “Ignora” descrições de trabalho

Quanto menor a empresa, a tendência dos seus empregados é o de se preocupar consigo próprio e não com o bem comum da empresa.
Quando um projeto estiver em risco, os empregados notáveis (ou seja, TU), devem saber sem que lhes seja dito que há um problema e por iniciativa própria tentarem-no resolver (como por exemplo ajudar um colega que está com imenso trabalho), mesmo não sendo o seu trabalho.

2. Sê excêntrico

Os melhores funcionários são muitas vezes um pouco diferentes. Tenta ser subtil, e às vezes irreverente. Podem achar-te estranho mas de uma forma boa. Podes-te transformar na personalidade que “agita” as coisas no local de trabalho, e que transforma o trabalho em algo divertido. Se não tiveres medo de ser diferente e de esticar os limites, podes vir ter muito boas ideias para o teu trabalho.

3. Conhece os teus limites

Uma personalidade incomum é muito divertida… até que deixa de o ser. Quando um grande desafio aparece, os melhores funcionários param de expressar a sua individualidade e encaixam-se perfeitamente na equipa de trabalho. Os grandes empregados sabem quando devem brincar e quando devem ser sérios; quando devem ser irreverentes e quando devem-se conformar. É um equilíbrio difícil de atingir, e são raros os que conseguem caminhar sobre essa linha com facilidade.

4. Trata alguns problemas em privado

Deves tratar as questões sensíveis antes ou depois de uma reunião. Deves saber quando deves levantá-la num ambiente de grupo ou quando esse assunto poderia desencadear uma tempestade.

5. Comunica

Alguns dos teus futuros colegas são mais tímidos, e por isso ficarão hesitantes em falar nas reuniões, outros são ainda hesitantes em falar em privado.

Um empregado uma vez fez-me uma pergunta sobre demissões potenciais. Após a reunião, eu disse-lhe: “Porque é que perguntou isso? Já sabe o que está a acontecer.” Ele disse: “Eu sei, mas um monte de outras pessoas não fazem ideia, e eles têm medo de perguntar. Eu pensei que seria bom se eles ouvissem a resposta de si.”

Deves ter uma sensação inata para as questões e preocupações daqueles que te rodeiam, e até podes fazer perguntas ou levantar questões importantes quando outros hesitam.

6. Inova

Algumas pessoas são insatisfeitas (no bom sentido) e estão constantemente a “brincar” com alguma coisa: Refazer um cronograma, ajustar um processo, aprimorando um fluxo de trabalho. Os grandes empregados ​​encontram maneiras de tornar os processos ainda melhores, não só porque se espera que o façam… mas porque eles simplesmente não podem evitá-lo.

 

Fontes:

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