IST_2012_simbolo_thumbnail

AASMA – Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente

MEIC

Dificuldade

Médio (devido ao projecto)

Carga horária

Cerca de 1h por semana. Na altura do projecto este valor subiu bastante no meu caso

O que se aprende?

Começa-se a aprender os diversos tipos de agente (reactivo, deliberativo e híbrido), quais os domínios de utilização de cada um dos tipos de agente e quais as arquiteturas mais comuns em cada caso. De seguida aprende-se de que forma é que se consegue criar uma sociedade de agentes. Entre outros conteúdos aprende-se standards de comunicação, de que forma é que agentes podem negociar entre si e alguns protocolos de distribuição de tarefas. Por fim é abordado o tópico da aprendizagem supervisionada embora sem grande profundidade.

Devo comprar o livro?

No meu caso foi importante comprar o livro pois os slides eram versões demasiado simplificadas do mesmo. No entanto o livro só foi importante para o desenvolvimento do projeto.

Dicas

Não escolham um projeto que têm de fazer de raiz o enunciado. Se estão a fazer outras cadeiras de jogos aproveitem para implementarem a IA do vosso jogo. Se não estiverem, escolham um projeto que seja proposto pelo docente.

Autor: João Quitério