IST_2012_simbolo_thumbnail

BD – Base de Dados

Cursos

LEIC & LETI

Dificuldade

Média.

Carga horária

3 horas/semana, em média.

O que se aprende?

Base de dados começa por apresentar um modelo, o modelo Entidade-Relação, que te irá permitir modelar a base de dados, depois será apresentada a tradução deste modelo para o modelo relacional, antes de iniciares a aprendizagem da linguagem SQL, aprenderás álgebra relacional, esta matéria será avaliada no exame e na primeira parte do projeto. O programa continua com restrições de integridade em SQL, triggers e PHP. JDBC é abordado ligeiramente nas aulas, mas não é avaliado no projeto, uma vez que usarás PHP e não Java para fazer a comunicação com a base de dados. No final falarás sobre tópicos avançados de base de dados como normalização, índices e transações. Atenção, a segunda parte do projeto exige mais trabalho e dedicação que a primeira!

Esta cadeira tem como objetivo introduzir as tecnologias de informação na LEIC, assim sendo, é fundamental para qualquer engenheiro informático.

Devo comprar o livro?

O livro é bom. Os slides são suficientes na primeira parte da matéria mas, na segunda parte, acho que o livro é uma boa ajuda.

Dicas

Esta cadeira é feita por exame no final do semestre. Deves ir estudando ao longo do semestre pois irá ajudar-te a desenvolver o projeto. A parte final da matéria teórica é mais difícil, é bastante exaustiva e não está explicada de forma clara nos slides, aconselho a leitura no livro dos tópicos: normalização, transações e índices.

Não faltes às aulas de Laboratório, são importantes! Estas aulas ajudam a consolidar a matéria teórica e muito do que é falado nos laboratórios, não é novamente repetido nas aulas teóricas. Para aprenderes SQL deverás criar uma base de dados e realizar queries sobre a mesma, vai praticando as queries, é fácil. No PHP só será usado o essencial; um estilo imperativo, sem frameworks, bastante simples, portanto.

A primeira parte do projeto é a mais fácil, no entanto é a parte mais teórica, aproveita para garantir uma boa nota! Na segunda parte vais trabalhar com o PostgreSQL, criar a base de dados, preencher a base de dados e definir os triggers, serão algumas das tarefas que terás que realizar. Quanto ao PHP, terás que estabelecer a ligação com a base de dados, receber dados de um formulário, processá-los e apresentar a informação requerida ao utilizador. Para além da parte mais prática poderás ter algumas perguntas teóricas sobre índices.

Recursos

Página da cadeira

Teóricas, práticas, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

Slides do Livro Database Management Systems, Third Edition

Aprende SQL @w3Schools

Manual de PHP

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>