IST_2012_simbolo_thumbnail

CG – Computação Gráfica

Curso

LEIC

Dificuldade

Média.

Carga horária

3 horas/semana, em média.

O que se aprende?

Se gostas de jogos, esta será, provavelmente, a tua cadeira favorita da licenciatura. Vais aprender a usar o OpenGL e realizar um jogo. Mas para usar o OpenGL deverás estar atento à matéria teórica. Vais fazer uma revisão de transformações geométricas, uma matéria que foi dada em álgebra linear, no primeiro semestre do primeiro ano. Deves fazer uma revisão dos conceitos, de qualquer maneira vai ser dada uma aula de, apenas, noventa minutos que te tentará ajudar a reavivar a tua memória. Na segunda parte da matéria falarás de visualização e projecção, back-face culling, recorte e, iluminação. Na terceira parte da matéria, correspondente ao terceiro teste, aprofundarás a transformação janela-viewport, aprenderás os algoritmos de discretização e rasterização. O semestre termina com sombreamento, sistemas de partículas e colisões, cor e formatos de imagem.

 

Devo comprar o livro?

Não. Os slides são suficientes.

Dicas

O projeto é desenvolvido em C/C++ usando a biblioteca OpenGL, também será usada a biblioteca GLUT, no meu ano tive a oportunidade de desenvolver o jogo Pacman em 3D. Para realizar o jogo deverás estar atento às aulas pois a parte teórica é importante para o projeto. O projeto está dividido em 4 partes, no fim de cada parte ser-te-á dado um feedback por parte do teu professor de laboratório. O projeto é divertido porque à medida que o vais realizando tens a oportunidade de jogar um jogo que tu acabaste de fazer, embora viciante, não te distraias a “testar” o teu jogo. Obter uma boa classificação no projeto não é difícil, por isso, aproveita!

Não esqueças que a teoria é bastante importante! Resolve os testes dos anos anteriores. Os testes são de escolha múltipla, este tipo de exames tem o inconveniente de apenas contabilizar a resposta final, portanto, tens de ter atenção e verificar os teus cálculos. Deves estudar o código porque, também, sai no teste.

Apesar de ser divertido, este projeto só vale 50 % da nota, portanto, não te esqueças de estudar a teoria!

Recursos

Página da cadeira

Teóricas, práticas, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>