IST_2012_simbolo_thumbnail

LEIC & LETI

Dificuldade

Média

No meu caso, gastei no total 87 h (em média: 4,6 h/semana)

O que se aprende?

Nesta cadeira vais aprender a primeira linguagem de programação imperativa (a sério) e chama-se C. Na primeira parte da matéria vais ser introduzido à linguagem: quais são os tipos de dados que oferece, como se usam variáveis, vectores, ponteiros, etc. Depois de já estares à vontade com a linguagem vais falar de estruturas de dados, i.e. vais poder criar os teus próprios tipos de dados. Por fim vais aprender os principais algoritmos de ordenação (do bubblesort ao quicksort) e ser introduzido à complexidade dos algoritmos.

Devo comprar o livro?

Informação sobre os algoritmos de ordenação é abundante na internet. Acho que só há interesse em arranjar um livro para a primeira parte da matéria. Se a programação é um mundo estranho para ti ou se sentires que a aula vai rápida demais, aconselho-te a arranjar um livro. Qual? Depende: se estás habituado a programar, deves escolher o livro “The C programming language” escrito pelos próprios autores da linguagem; se tiveres mais dificuldade então deves escolher o livro “Linguagem C” do Luís Damas, pois apresenta a linguagem mais lentamente e com exercícios mais acessíveis.

Dicas

Esta é uma cadeira importante. Ao longo da licenciatura vais usar C ou linguagens que descenderam dela, por isso quando mais preparado saires desta cadeira melhor. Vai a todas as aulas práticas e faz todos os exercícios que forem propostos. Arranja um grupo activo, ou vais ter de fazer o projecto todo sozinho (o que é desnecessariamente desgastante). Esta é uma cadeiras interessante e não tem de ser difícil se estudares e praticares.

Página da cadeira

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)