IST_2012_simbolo_thumbnail

IPM – Interfaces Pessoa-Máquina

Curso

LEIC

Dificuldade

Média

Carga horária

No meu caso, gastei no total 123 h (em média: 6,2 h/semana)

O que se aprende?

Muito resumidamente vais aprender a desenhar uma interface gráfica que no fundo é aquilo que um utilizador usa para comunicar com um dispositivo. De que cor devem ser os botões e de que tamanho? Que tipo de letra deve ser usada num ecrã e no papel? Que padrões são utilizados no desenho de páginas web? Como pensam os utilizadores e como vão interagir? Como fazer protótipos e registar o feedback dos utilizadores? Estas são algumas perguntas que vais ver respondidas.

Devo comprar o livro?

Os slides são suficientes.

Dicas

A cadeira é fácil mas requer tempo. Torna-se trabalhosa porque todas as semanas é preciso trabalhar no projeto e apresentar à turma os avanços. O lado bom é que quando chegar a altura da entrega do projeto este já está praticamente feito. Precisas escolher uma linguagem para fazer o projecto. Escolhe uma que te permita criar e personalizar facilmente o aspecto gráfico. Eu usei o Flex agora conhecido por Adobe Flash Builder. É flexível e muito fácil de aprender e de usar. O relatório do projeto requer tempo e atenção aos pormenores. A matéria teórica é fácil e acessível, muitas vezes de cultura geral. A avaliação do projecto é um pouco subjetiva já que se fundamenta muito no aspeto da interface do programa. Mesmo que o projeto vos pareça bom, na discussão podem ter uma má surpresa. Experimenta pedir uma opinião aos teus colegas.

Recursos

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>