IST_2012_simbolo_thumbnail

LP – Lógica para Programação

Curso

LEIC

Dificuldade

Fácil.

Carga horária

1,5 hora/semana, em média

O que se aprende?

Esta é uma cadeira que introduz Inteligência Artificial. Nesta cadeira aprenderás a estruturar um problema de forma lógica, neste mundo apenas existe o valor de verdadeiro e falso. Vais começar por ver proposições e argumentos como:
‘Tudo o que respira é um ser vivo.
A planta respira.
Logo, a planta é um ser vivo’
Terás de classificá-los quanto à sua validade.
Depois, vais iniciar a matéria que te vai permitir perceber como o Prolog funciona: Lógica proposicional, de primeira ordem e resolução. No final aprenderás a programar em Prolog e, também, em um novo paradigma da programação, a programação em lógica, neste paradigma o teu objetivo não é encontrar um procedimento que resolva o teu problema mas, sim, encontrar a descrição correta do problema que o Prolog entenda para que depois, este, possa resolver o problema.

 

Devo comprar o livro?

Não existe livro. Ao longo do semestre são distribuídas notas sobre a cadeira no fénix.

Dicas

O Prolog será provavelmente o teu maior inimigo, é uma linguagem diferente das que estás habituado, como o python, C ou Java. O paradigma de programação também é diferente daquele que estás habituado, estamos a falar da programação em lógica. Esta linguagem é declarativa, ou seja, o teu objetivo é especificar o problema de forma não ambígua, depois o Prolog irá usar a sua estratégia de resolução de problemas para resolvê-lo. Esta linguagem é bastante diferente, portanto o programa à la Prolog, não pensa em ciclos, variáveis globais, métodos, atributos, pensa, antes, em funções recursivas, listas, factos e predicados.

 Exemplo prolog
 tom(gato).
 jerry(rato).
?- gato(tom).  yes
?- gato(jerry).  no
?- gato(X).  X=tom  yes

Recursos

Página da cadeira

Teóricas, práticas, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

SWI-Prolog

Livro de Prolog @Wiki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>