IST_2012_simbolo_thumbnail

MOD – Análise e Modelação de Sistemas

Dificuldade

Média.

Carga horária

No meu caso, gastei no total 90 h (em média: 4,5 h/semana).

O que se aprende?

Nesta cadeira estás na fase de planeamento e desenho do sistema.

Durante o projeto serás um arquiteto que terá de desenhar o sistema apresentando; um documento de requisitos, diagrama de interação, casos de uso do sistema, entre outros documentos que irás aprender a desenhar ao longo do semestre.

A primeira parte da matéria, correspondente aos testes 1 e 2, é a menos exigente, pois alguns dos conceitos já foram abordados em PO como é o caso dos diagramas de UML outros conceitos, como análise de requisitos, será abordado em ES o que ajudará a consolidar a aprendizagem efetuada em modelação. Na terceira parte os BDD e IBD concluem a matéria do terceiro teste. Na parte final, a matéria não é difícil, irás falar sobre processos de negócios.

 

Devo comprar o livro?

Não. Os slides, e os exercícios resolvidos, são suficientes. Não te esqueças de ver os testes dos anos anteriores!

Dicas

Os testes são com consulta, podes levar o material que quiseres, não te iludas com esta possibilidade e resolve os exercícios propostos, para as práticas, antes dos testes. Alguns dos conceitos aprendidos, análise de requisitos por exemplo, será também abordado em ES, se já perceberes a matéria em MOD, será mais fácil acompanhar ES. Quanto ao projeto, esclarece as dúvidas com os professores, é normal que tenhas imensas dúvidas e que a resposta de dois professores seja diferente, pois estamos a falar da interpretação de um documento ambíguo que tu irás, tentar, clarificar. Vai resolvendo o enunciado do projeto e tenta realizar todas as entregas intermédias, apesar de não serem avaliadas, estas entregas dão feedback sobre o projeto. Aproveita para corrigir e ter uma melhor nota na entrega final. Esta cadeira é importante para quem pensa seguir mestrado na área de Sistemas de Informação Empresariais.

Recursos

Página da cadeira

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>