IST_2012_simbolo_thumbnail

PE – Probabilidades e Estatística

Cursos

Geral

Dificuldade

Baixa ou média

Carga horária

No meu caso, gastei no total 53 h (em média: 2,8 h/semana)

O que se aprende?

Revisão dos conceitos do secundário (como as Experiências Aleatórias ou o Teorema de Bayes); Variáveis aleatórias (Discretas e contínuas, Função de distribuição, valor esperado, variância); Distribuições discretas e contínuas usuais (Geométrica, Exponencial, …); Distribuições conjuntas e complementos (Teorema do Limite Central, Aproximações entre distribuições, Correlação); Amostragem e estimação pontual (Estatísticas, Método da máxima verosimilhança, Estimadores); Intervalos de confiança; Testes de Hipóteses; Regressão Linear.

Devo comprar o livro?

Não, os apontamentos das teóricas são suficientes. Deves usar a lista de exercícios e consultar a sebenta se precisares (ver secção Recursos em baixo).

Dicas

Se for feita por testes a dificuldade é baixa. As teóricas fazem parecer a matéria mais complicada do que realmente é. Convém ir às aulas práticas e fazer os exercícios (tantos quanto possíveis e diferentes entre si) para perceber o processo de resolução dos problemas. Isto é importante porque praticamente todos os problemas têm um método linear (algoritmo) para serem resolvidos, ou seja depois de perceberes como se resolve um exercício qualquer outro do mesmo tipo torna-se fácil de resolver. Como preparação para os testes aconselho-te a resolveres testes de anos passados.

Recursos

Página da cadeira

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

Videos de Probabilidades e Estatística @ IEEE-IST Academic

 

One thought on “PE – Probabilidades e Estatística”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>