IST_2012_simbolo_thumbnail

SO – Sistemas Operativos

Cursos

LEIC & LETI

Dificuldade

Alta

Carga horária

No meu caso, gastei no total 61 h (em média: 3,2 h/semana)

O que se aprende?

É “quase” uma continuação de Arquitetura de Computadores (AC). Vais conhecer os conceitos fundamentais subjacentes aos sistemas operativos, com ênfase nos seus mecanismos e algoritmos, assim como a estrutura interna dos sistemas operativos mais relevantes. Os conceitos são um pouco complexos, mas muito importantes na formação base de qualquer informático do IST. Vais descobrir o que é como funciona um CPU (despacho e escalonamento); o que são threads e como usá-las; problemas e vantagens da programação concorrente; sincronização e comunicação entre processos; gestão de memória e memória virtual.

Devo comprar o livro?

O livro é a base dos slides teóricos pelo que te pode dar imenso jeito para acompanhares a matéria e para estudares para os testes/exame.

Dicas

Provavelmente esta será a cadeira mais difícil do semestre. Vais usar muito a linguagem C por isso convém que estejas à vontade com ela. Aplica-te ao máximo no projecto, porque este é bastante exigente. Em termos de testes não são muito difíceis. Foca-te bastante no primeiro teste se pretendes ter boa nota à cadeira.

Recursos

Teóricas, práticas, apontamentos, testes @SHELF (Cortesia: NEERCI)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>