Logo_IST

Projetos de LEIC

Projeto de FP (Fundamentos de Programação)

Este projeto será a tua primeira experiência e contacto com projetos em LEIC. Com este projeto pode se tirar algumas lições importantes que serão relevantes para o resto do curso. Um dos principais conselhos a dar-te neste primeiro projeto é não deixar o trabalho das entregas do projeto para a última semana antes das entregas do projeto. Isso será bastante importante não só para este projeto como para os restantes projetos do curso.

Projeto de AC (Arquitetura de Computadores)

No projeto de AC a principal dificuldade será perceber por onde começar, mas depois de isso percebido a realização do projeto não deverá levantar muitas dificuldades. Caso as encontres deverão ser esclarecidas durante as aulas de laboratório. Neste projeto a questão mais importante para o sucesso do projeto será uma divisão racional e equilibrada do trabalho por todos os elementos do grupo.

Projeto de IAED (Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados)

O projeto de IAED será um projeto muito mais complexo que os outros. Irás utilizar uma linguagem muito mais flexível do que as anteriores onde poderão aparecer bastantes erros e onde o compilador muitas das vezes não ajuda muito. Neste projeto o principal conselho será conseguires arranjar um grupo de trabalho coeso e onde todos consigam contribuir com algo de útil para o projeto. Caso este grupo funcione deverão ficar sempre com o mesmo grupo de trabalho sempre que seja possível. Deverás em muitas das vezes recorrer aos docentes durante os horários de dúvidas. Tudo o que conseguires aprender durante a realização do projeto de IAED será bastante útil mais à frente no curso.

Projeto de PO (Programação com Objetos)

O projeto de PO será bastante exigente, porque irão aprender um paradigma de programação novo em relação aos anteriores e pela quantidade de código que será necessária para o projeto já que ao nível da complexidade não deverá ser muita. Neste projeto recomendo a realização desde que o enunciado se encontrar disponível, pois irá poupar muitas dores de cabeça numa fase mais avançada da realização do mesmo. Utiliza as aulas de laboratório para tirares todas as dúvidas que tiverem. Neste projeto deves ter uma equipa coesa e onde todos os elementos tenham participação ativa será um fator determinante para o sucesso deste projeto.

Projeto de SO (Sistemas Operativos)

Com o projeto de SO os problemas serão outros. Irás utilizar código já feito por outras pessoas e onde o conhecimento de IAED será bastante importante. O principal problema encontrado com o projeto de SO será perceber por onde começar, já que é um projeto algo complexo e trabalhoso. Deverás recorrer sempre que precisares aos docentes durante os horários de dúvidas. É muito importante que consigas ter um grupo coeso e onde todos colaborem para a conclusão do projeto.

Projeto de Compiladores

Com o projeto de compiladores uma das principais dificuldades será a quantidade de trabalho e os erros que poderão aparecer durante a realização do projeto. Não deixes acumular muito trabalho para o fim e utiliza bem todas as aulas práticas.

Projeto de LP (Lógica para Programação)

Com o projeto de LP o principal problema será entender o paradigma que é utilizado na cadeira. Tenta recorrer sempre que necessário aos horários de dúvidas já que a linguagem utilizada (prolog) será nova, mesmo para quem já tem alguns conhecimentos de programação.

Projeto de CG (Computação Gráfica)

Já com CG o problema será a utilização de uma nova linguagem que não será ensinada durante a cadeira (C++) em que combina a linguagem C com o paradigma de objetos. No caso particular de CG deverás fazer e perceber aquilo que é pedido em cada aula de laboratório para que consigas realizar o projeto sem grandes dificuldades.

Projeto de BD (Base de Dados)

Com o projeto de BD não deverás ter grandes problemas, mas aconselho a ires a todas as aulas de laboratório. Um projeto em que os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas deveram ser suficiente para a realização do mesmo.

Projeto de IPM (Interfaces Pessoa Máquina)

Em IPM tenta escolher uma linguagem que não te dê muito trabalho a fazer o projeto (penso que isso será mesmo um fator importantíssimo para esta cadeira). Durante as aulas de laboratório tenta tirar todas as tuas dúvidas que tenhas, já que neste projeto as dúvidas e até mesmo a ambiguidade do mesmo deverão ser os fatores mais complicados de gerir durante o projeto, assim como a outra dificuldade referida anteriormente.

Projeto de IA (Inteligência Artificial)

Em IA penso que seja bastante importante perceber os algoritmos que serão explicados nas aulas teóricas e caso sejam percebidos o projeto deverá ocorrer sem grandes problemas de maior. Deves arranjar um grupo trabalhador onde possas dividir o trabalho por todos de forma igual.

Projeto de RC (Redes de Computadores)

Em RC o principal conselho será fazeres o projeto a partir do momento em que o enunciado ficar disponível, mas antes de passares à fase de codificar aconselho a fazeres um esboço daquilo que é pedido. Tenta ter um grupo coeso, bastante organizado e sincronizado na realização do projeto para que consigas ter sucesso durante a realização do mesmo.

Projeto de ES (Engenharia de Software) + SD (Sistemas Distribuídos)

Este projeto é feito normalmente em conjunto destas duas cadeiras, podendo ser feito em cadeiras separadas, mas aconselho a que o projeto de ES e SD seja feito em conjunto. Com este projeto a principal dificuldade será a quantidade de trabalho e código a ser realizado com este projeto. Para a realização deste projeto tem em conta os conhecimentos de PO e RC. Tenta fazer com que cada elemento do grupo faça atempadamente o seu trabalho e para que cada elemento do grupo participe de forma igual. Usa e abusa dos horários de dúvidas neste dois projetos. Com a realização deste projeto ficarás com uma noção de como é a realização de um projeto de SW com alguma dimensão.

Projeto de Modelação

No projeto de Modelação irás aprender como se modela sistemas em Engenharia. A principal dificuldade que terás neste projeto será em muitas alturas o desacordo que irá existir entre os elementos do grupo. Tenta conseguir encontrar algum consenso dentro do grupo, caso contrário a realização deste projeto ficará comprometida. Será um projeto longo e em que muitas das vezes cada elemento do grupo tem a sua opinião sobre determinado aspeto. Deves ter um grupo em que se consiga dividir o trabalho em partes iguais, caso contrário alguém irá ficar com uma carga de trabalho elevada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>