LEIC – Licen. Eng. de Informática e Computadores

O que é

Nesta licenciatura começas por aprender o básico da informática nomeadamente o que são linguagens de programação, como usá-las e como criá-las. Os teus programas serão compostos por um ou mais ficheiros de código (escritos numa dessas linguagens). Seguidamente percebes onde e como é que esse código fonte é interpretado pela máquina, seja um computador, um telemóvel ou uma torradeira!

Nesta fase já és capaz de fazer programas, pelo que agora vais fazer interfaces (janelas, botões e caixinhas) para os utilizadores poderem interagir com o teu programa. Vais ter ainda oportunidade de criar um jogo de computador básico. Terás oportunidade de perceber em detalhe como é que a internet funciona e como é que diferentes máquinas podem comunicar entre si à distância.

No último ano a complexidade dos teus programas vai aumentar: vais dividir um programa de forma a ser executado em mais do que uma máquina, criar programas inteligentes que resolvem problemas como o jogo do Sudoku, programas que acedem a bases de dados e geram páginas web dinâmicas e ainda o desafio de trabalhar num grupo de oito alunos. Por fim aprendes a fazer modelos que descrevem os programas usando um conjunto limitado de elementos (caixas e setas), para que possas comunicar a estrutura e comportamento do teu sistema informático sem que as outras pessoas precisem de ver o código fonte.

Página oficial da licenciatura: http://fenix.ist.utl.pt/cursos/leic-t

É bom saber antes de entrar

• Saber usar um sistema operativo Linux (ex. Ubuntu)
  • Saber usar uma linha de comandos
  • Matemática A
  • Física do 12º ano

Saídas profissionais

Os conhecimentos teóricos que vais adquirir permitem-te desempenhar funções em áreas como multimédia, segurança, robótica, microsistemas, consultoria, investigação & desenvolvimento, programação, etc.  Nessas áreas podes desenvolver novas soluções informáticas ou fazer manutenção e dar apoio a sistemas já existentes. O bom da informática é que mesmo que não consigas encontrar um trabalho numa empresa (que é raro) tens todas as ferramentas para poderes criar o teu próprio projeto por isso não há desculpa para estar parado!

OEIST – Saídas Profissionais

Ano 1
IEI – Introdução à Engenharia Informática LP – Lógica para Programação
IAC – Introdução à Arquitetura de Computadores MD – Matemática Discreta
AL – Álgebra Linear CDI II – Cálculo Diferencial integral II
CDI I – Cálculo Diferencial integral I IAED – Introdução aos Algoritmos e Estruturas de Dados
FP – Fundamentos da Programação
Ano 2
MO – Mecânica e Ondas IPM – Interfaces Pessoa Máquina
SO – Sistemas Operativos ASA – Análise e Síntese de Algoritmos
ACED – Análise Complexa e Equações Diferenciais EO – Electromagnetismo e Óptica
Ges – Gestão TC – Teoria da Computação
PO – Programação com Objectos PE  -Probabilidade e Estatística
Ano 3
CG – Computação Gráfica COMP – Compiladores
OC – Organização de Computadores APSEI – Aspectos Profissionais e Sociais da Engenharia Informática
IA – Inteligência Artificial AMS – Análise e Modelação de Sistemas
RC – Redes de Computadores ES – Engenharia de Software
BD – Bases de Dados SDist – Sistemas Distribuídos

Ferramentas recomendadas

Núcleo de estudantes

NEIIST

Se necessitares de apoio…

Mentores / Tutores / NAPE

Mantêm-te atualizado nestes sítios

Exame Informática, Pplware, Sapo TeK, TechCrunch, Lifehacker, The Hacker NewsInc.

Páginas:  Viver no IST Taguspark, IST Informática, IST Diferencial

Grupos: ISTIST-LEICLEIC & MEIC Entrepreneurs, IST-Troca de Livros , IST – Carpooling

Aprende a programar

CodeProject, Rosetta Code, GitHub, bitbucketGeekli.st, CoderwallCode AcademyLearn Street